top of page

Qual a verdadeira importância da manutenção?

Atualizado: 30 de jun. de 2020

Será que a manutenção se baseia apenas na “arte de consertar”?



Aí está um aviso que nenhum sistema produtivo gostaria de implantar.

Nesse artigo apresentaremos brevemente a importância da manutenção nas empresas e indústrias, e também suas principais ramificações.


Mas, o que realmente caracteriza uma manutenção?


O senso comum lembraria da manutenção apenas como um método de reparar uma máquina ou ferramenta, entretanto as ramificações sobre o assunto são mais complexas. Posteriormente, apresentaremos as principais divisões dentro do estudo da manutenção, caracterizadas e divididas pela forma que é feita a intervenção em um sistema.



Para facilitar seu entendimento, vamos supor que você tenha comprado um carro. Após a compra, você certamente quer ter o mínimo de gasto com manutenção, porém também quer evitar futuros problemas, tal como o carro enguiçar a caminho do trabalho. E é exatamente aí que entram os tipos de manutenções:

  • Manutenção Preventiva:

Seu carro o levará com segurança ao destino que quiser, mas para isso ele necessita de bons cuidados, isso inclui fazer revisões periódicas e usá-lo de forma correta. Desse modo, dificilmente ocorrerá problemas em seu funcionamento.

Essa manutenção periódica, feita mesmo antes do carro apresentar um defeito é dada como manutenção preventiva, que como o próprio nome sugere, consiste em prevenir possíveis problemas ocasionados por desgaste, sujeira, corrosão, ou problemas que causam riscos à segurança do operador ou risco de agressão ao meio ambiente. No carro, por exemplo, seriam analisadas as condições do freio, fluido da direção hidráulico, alinhamento e condições do motor.


  • Manutenção Corretiva:

Como o nome já propõe, esse é um tipo de manutenção de correção e visa restaurar algo danificado. Muitas vezes, a manutenção corretiva pode ser evitada se a preventiva e a preditiva acontecerem de maneira adequada.

Nas industrias, caso seja preciso fazer o conserto imediato, esse tipo de manutenção pode custar caro,já que a máquina pode parar de produzir por tempo indeterminado e, assim, influenciará negativamente outras etapas da produção.


Essa manutenção se divide em duas: a manutenção corretiva não planejada e a manutenção corretiva planejada. A planejada acontece quando a raiz do problema é identificada e há tempo para fazer a correção em um outro momento não prejudicial à produção. De modo oposto, a não planejada necessita de conserto imediato, sendo caracterizada por falhas bruscas dos equipamentos.

  • Manutenção Preditiva:

É conhecida por se basear no estado do equipamento para indicar as condições reais e determinar quando trocas de componentes devem ser feitas de uma maneira mais eficaz, aproveitando a vida útil do equipamento, eliminando desmontagens desnecessárias e prevenindo para que a manutenção corretiva não seja necessária. É necessária para garantir a utilização correta do equipamento, em condições ideais e não destrutivas.

A manutenção preditiva é feita com auxílio de equipamentos que auxiliam na obtenção de informações para fazer análise dos fluidos, análise da estrutura, análise do estado das superfícies, estudo das vibrações e utilização de outras técnicas não destrutivas. A análise do óleo ganha destaque na manutenção preditiva considerando que através dela é possível identificar com maior rapidez possíveis problemas.

Cada equipamento tem uma periodicidade que precisa ser determinada para que a manutenção possa ser feita e, em alguns casos, o fabricante dá informações referentes aos equipamentos que ajudam a determinar essa periodicidade. Dessa forma, um máximo proveito do equipamento pode ser explorado, antes de ser realizada a manutenção.


É importante estar preparado!

E, então?! Qual a verdadeira importância da manutenção?! Esse questionamento, que também é o título deste artigo, pode ter agora uma resposta conclusiva.


A manutenção dentro de um sistema produtivo influencia diretamente nos lucros e produtividade. A quebra de uma maquinaria, por exemplo, ocasiona a parada na produção, que por sua vez atrasa prazos e entregas e, dessa forma, faz com que os clientes percam a confiabilidade na empresa. Além disso, acidentes e até óbitos podem ocorrer devido à falha de um sistema. Ou seja, um problema que pode ser prevenido se torna uma bola de neve sem proporções. Daí a importância da manutenção em uma empresa, a importância de estar preparado!



 

Gostou do nosso artigo? Quer ler mais? Temos outros artigos em nosso blog que podem ser de seu interesse!


Quer saber mais sobre os nós? Acesse nossa carta de serviços e leia mais sobre nós e nossos eventos.


CONTATe-
noS

Tel. (22) 99873-0354
contato@catenaufrj.com

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

VISITe-
noS

av. Aloísio da Silva Gomes, 50, Novo Cavaleiros

UFRJ - Campus Macaé

MACAÉ - RJ

CEP - 27930-560

diga-
noS

Obrigado(a)

bottom of page