top of page

Empresa júnior: o que é e por que fazer parte



O mercado de trabalho está cada vez mais rigoroso, principalmente com os recém-formados. Por isso, os graduandos têm a necessidade de possuir mais experiências práticas e a melhor maneira de possuir uma vivência profissional ainda na faculdade é por meio de uma empresa júnior.


Mas você sabe o que é uma empresa júnior?

A empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada por acadêmicos de graduação de uma instituição de ensino superior. Os estudantes, com a supervisão de professores, elaboram projetos de consultoria nas suas áreas de formação. Pelo exemplo da Catena Consultoria, essa é formada por graduandos das áreas de engenharia do Campus UFRJ Macaé.

Desse modo, a grande diferença é que as empresas juniores não têm como objetivo gerar lucro, como nas empresas sêniores, e sim de formatar um aprendizado pessoal e empresarial para seus integrantes, potencializando, assim, as competências da área de formação do aluno e impactando a sociedade e o coletivo universitário.

Para quem contrata, é uma grande oportunidade, pois, por ser uma organização sem fins lucrativos, as EJs oferecem um preço de consultoria abaixo do mercado, criando, portanto, uma maior acessibilidade aos projetos de qualidade e dentro da padrões de vivência de cada cliente.



Por que fazer parte de uma empresa júnior?


1- Preparação para o mercado de trabalho

Uma das principais vantagens de uma empresa júnior é justamente a possibilidade de se preparar diretamente para o mercado logo nos primeiros semestres da faculdade. Como em uma empresa comum, a júnior pode estar dividida em diversos departamentos, como financeiros, administrativo, de comunicação e de marketing. Os alunos candidatos também passam por um processo seletivo com testes e entrevistas. Assim, essa experiência traz um conhecimento muito importante para estudantes que acabaram de sair do ensino médio e nunca tiveram contato com qualquer tipo de trabalho em uma empresa.


2 – Pôr os seus conhecimentos em prática

Uma EJ é um ótimo local para você pôr em prática o que aprende na aula, torna a experiência da faculdade muito mais enriquecedora e deixa claro como a teoria e a prática podem ser diferentes.


2- Enriquecimento do currículo

A falta de experiência no currículo é uma das principais complicações na hora da contratação, já que o mercado de trabalho costuma dar preferência a pessoas que já tenham atuado profissionalmente. Desse modo, atuar em uma empresa júnior é uma forma de enriquecer o currículo e facilitar a entrada no mercado de trabalho futuramente.


4 – Chances de aumentar seu networking

As empresas juniores trabalham com clientes reais, normalmente micro e pequenas empresas que estão em ascensão e precisam do auxílio de estudantes. Assim, esse tipo de trabalho é uma grande oportunidade para estudantes aumentarem o seu networking, visando o futuro na carreira profissional.


5- Vantagem na competição com outros profissionais

Além de enriquecer substancialmente um currículo, a experiência em uma empresa júnior coloca o estudante e futuro profissional à frente dos concorrentes em processos seletivos. O espírito empreendedor cultivado nesse tipo de trabalho também é maior do que em estágios comuns, sendo, portanto, uma característica que tem sido muito valorizada pelas empresas.


CONTATe-
noS

Tel. (22) 99873-0354
contato@catenaufrj.com

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

VISITe-
noS

av. Aloísio da Silva Gomes, 50, Novo Cavaleiros

UFRJ - Campus Macaé

MACAÉ - RJ

CEP - 27930-560

diga-
noS

Obrigado(a)

bottom of page