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Como usar o WhatsApp Business para melhorar o relacionamento com o cliente

Atualizado: 27 de jun. de 2020




Mensagens repetitivas, dúvidas recorrentes, perda de tempo, conversas embaralhadas, "esse pedido já foi entregue?": situações como estas podem ser um dos primeiros desafios de um empreendedor, mas não se preocupe porque solução é o que não falta!

É possível, por exemplo, ter um caderno para anotar os pedidos pagos e entregues e os contatos dos clientes da empresa. Ou talvez registrar em uma planilha no Excel? Que tal deixar aquelas mensagens padrão salvas no bloco de notas pra poder usar depois? Melhor ainda, por que não juntar tudo isso em um app que também possibilita entrar em contato com seus clientes?


Uma pesquisa do instituto SimilarWeb analisou dados coletados em 187 países através da Google Play Store para determinar qual é o aplicativo de comunicação mais usado no Android em todo o mundo. O primeiro colocado: o WhatsApp, mais popular em 109 locais. E claro, o Brasil faz parte desse grupo juntamente com países da América Latina, África e Ásia. Desta forma Seria muito vantajoso explorar essa vantagem que o WhatsApp apresenta.


Assim nasceu o WhatsApp Business. O aplicativo foi desenvolvido para que empreendedores possam melhor organizar seus contatos e atender os clientes sem perder a vantagem do contato direto e ímpar. Mas quais são as funcionalidades desta ferramenta que tornam isto possível?



Imagina numa conversa casual descobrir um cliente em potencial? Já aconteceu? E é logico, a primeira providência a ser tomada é passar o contato! Com um telefone, melhor ainda! As chances de o cliente entrar em contato neste caso aumentam, afinal não é todo mundo que goste da formalidade de um e-mail.

No WhatsApp Business é possível criar um perfil empresarial com informações úteis para o cliente:

  • Descrição do negócio

  • E-mail

  • Endereço

  • Horário de funcionamento

  • Website


Com esta funcionalidade, todas as informações da empresa estarão facilmente acessíveis para o cliente no momento em que passar o telefone para ele! É prático para todos os envolvidos, e passar maior credibilidade que uma conta de WhatsApp comum.


Etiquetas


Separar os clientes em grupos e tomar ações direcionadas para cada tipo de cliente pode contribuir em uma maior fidelização do cliente. Quem não gosta de um atendimento personalizado quando vai adquirir um produto ou serviço?

Através das etiquetas é possível saber exatamente em que estágio está o cliente e a partir de então direcionar melhor a conversa. O usuário pode criar quantas etiquetas quiser e com o nome que preferir possibilitando assim a adaptação ao seu tipo de negócio.


Além da vantagem de permitir o atendimento personalizado, esta funcionalidade pode melhorar a organização do negócio. Você tem um serviço de delivery? Porque não separar os contatos em "pedido feito", "enviado para entrega" e "pedido entregue" para não se perder na confusão dos diferentes estágios de venda?


Mensagens rápidas



Sabe aquelas perguntas de sempre que você já está cansado de responder? "Quais são seus serviços?" "Quanto tempo demora em média para chegar/ficar pronto?"

As respostas rápidas podem ser personalizadas para dúvidas frequentes, mensagens de saudações que apresentam o cliente ao negócio e mensagens de ausência, por exemplo. Funciona da seguinte forma:


- Clicando no ‘+’ você pode adicionar uma nova mensagem rápida. Basta escrever a mensagem padrão e criar uma tag começando com '/', por exemplo a mensagem com tag ‘/obrigado’ acima. É usando esta tag que se acessa a mensagem rápida durante a conversa. Ao digitar ‘/’ já aparecem todas as mensagens rápidas que você criou, prontas para serem selecionadas e enviadas.


As mensagens rápidas ainda incluem mensagens automáticas para quando o cliente entra em contato pela primeira vez e para quando você não estiver disponível. Assim os clientes serão respondidos com uma mensagem personalizada e não precisarão esperar até você ficar disponível novamente para ser atendido.


Estatísticas


Uma outra funcionalidade muito interessante do aplicativo é a de ver as estatísticas de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Elas mostram quantas mensagens foram recebidas e quantas foram enviadas, entregues e lidas. Com elas você pode avaliar a sua comunicação com seu cliente e identificar pontos em que precisa melhorar.

Com tantos recursos e uma interface amigável, o WhatsApp Business pode ser uma solução elegante para seu negócio. Segundo Matthew E. May, conselheiro da University of Toyota, deve-se sempre buscar a solução elegante, ou seja, aquela em que o efeito desejado ou o mais adequado é atingido com menor esforço.

Saiba como usar os recursos disponíveis a você, combine os recursos a sua disposição e passe ao próximo nível com seu negócio oferecendo o atendimento que seu cliente merece.


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