top of page

O que é um Projeto de Compatibilização? Já ouviu falar?


De forma simplificada, a compatibilização é um processo que se vale da sobreposição de todos os projetos (estrutura, elétrica, hidráulica, impermeabilização, combate a incêndios, entre outros) antes do início da construção. O intuito é encontrar soluções apropriadas para as demandas do empreendimento e evitar que os diferentes elementos construtivos interfiram um no outro.

Para as construtoras, compatibilização não é opcional, mas algo que está relacionado à perenidade e à sustentabilidade dos negócios. Afinal, falta de consistência dos projetos, atrasos no cronograma, aumento dos custos, retrabalhos, e perda de qualidade são problemas aos quais elas estão expostas quando não há a devida integração entre os projetos.

Sabemos que o ideal seria que todos os projetos fossem compatibilizados e pudessem ser seguidos à risca sem nenhum problema. No mundo real, muitas vezes temos que adaptar e improvisar em campo para contornar interferências entre projetos. Porém você não precisa continuar tendo estes problemas se utilizar algumas ferramentas e técnicas de compatibilização de projetos.


Qual é a vantagem da Compatibilização?

“Com esse trabalho é possível reduzir e até eliminar os problemas que surgem no canteiro de obras.” Patrizia Chippari

O grande benefício da compatibilização é que essas interferências físicas são resolvidas na fase de elaboração do projeto, evitando problemas na obra. Na prática, durante a concepção do projeto, utilizando-se dos recursos de softwares como AutoCad ou Revit, é feita a sobreposição dos desenhos de cada projetista com o objetivo de identificar e corrigir interferências entre todos os projetos.

Em sua opinião, desenvolver projetos desta forma, que representa um investimento em torno de 1% a 2% do custo do empreendimento, minimiza conflitos entre projetos, simplifica a execução da obra, racionaliza o uso dos materiais e otimiza o tempo da construção. “O projeto exerce considerável influência sobre os custos das edificações e, à medida que ele evolui e inicia-se a obra, a possibilidade de interferências diminui consideravelmente. Por isso a importância de se investir tempo em seu desenvolvimento. A maior parte dos desperdícios em uma obra é fruto da falta de compatibilidade entre os projetos”, afirma. Outra vantagem é garantir que a edificação seja construída conforme concebida, evitando o risco de entregar algo diferente do que foi definido no escopo.



Quais os benefícios?

  • Execução simplificado e otimizada da obra

O principal benefício dessa medida é a possibilidade de resolução e avaliação de problemas ainda durante a fase de elaboração das obras, o que vai evitar surpresas durante a fase de construção.

  • Interação entre os profissionais

Aumenta as chances da elaboração de um projeto com um maior nível de qualidade. Uma vez que com o estabelecimento de uma comunicação entre os profissionais envolvidos no projeto pode auxiliar com soluções mais assertivas para o imóvel.

  • Redução dos gastos

Ao realizar a compatibilização de projetos será feito uma avaliação dos problemas que podem causar conflitos entre os diversos projetos que devem compor a construção de um imóvel.

Dessa forma, ao reduzir os custos, uma consequência será a redução dos gastos. Afinal, já terá sido estipulado no planejamento a quantidade de material necessário, o que por sua, irá evitar desperdícios de materiais durante a execução da obra.

Estima-se que a compatibilização de projetos pode gerar uma economia de 5% a 10% no orçamento final da obra.



Ficou com alguma dúvida sobre projetos de compatibilização ou interesse em realizar um? Nos dá Catena Consultoria trabalhamos com Plantas baixas e modelos 3D, um desenho técnico em escala que mostra as paredes e cômodos de uma estrutura, que permitem que o cliente tenha uma melhor noção do que será feito, assim como trabalhos também com Projetos de Arquitetura, Orçamentos de Obras e dentre outros serviços também na área de Engenharia Civil que podem ajudar no seu Projeto de Compatibilização. Entre em contato conosco!

CONTATe-
noS

Tel. (22) 99873-0354
contato@catenaufrj.com

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

VISITe-
noS

av. Aloísio da Silva Gomes, 50, Novo Cavaleiros

UFRJ - Campus Macaé

MACAÉ - RJ

CEP - 27930-560

diga-
noS

Obrigado(a)

bottom of page