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Já ouviu falar do termo CAC?





O que é CAC?


O CAC é uma ferramenta métrica utilizada para mensurar e facilitar o controle dos investimentos que possuem como objetivo a aquisição de novos clientes.

Então esse KPI(Key Performance Indicator, são os Indicadores-Chave de Performance), auxilia na verificação acerca dos gastos e a sua compatibilidade com o recebido pelas novas vendas.

Um exemplo seria, um CAC de R$800 para uma venda de 400$ indica que a empresa em si está tendo um gasto maior para adquirir o cliente do que o rendimento em si gerado por ele.

Portanto, a partir dessa visualização percebe-se quais pontos devem ser aprimorados, além de identificarem as despesas que podem ser retiradas ou diminuídas.

Vale salientar que o CAC diz respeito apenas à aquisição de novos prospects, não tendo seu cálculo para os investimentos realizados em práticas de pós venda e retenção de clientes.

Além do mais, esse indicador deve ser calculado em intervalos periódicos (geralmente mensal) para que ele seja constantemente monitorado e a empresa consiga realizar diagnósticos acerca da sua performance de suas estratégias comerciais.




Como calcular o CAC?


É importante saber como o CAC é fundamental para aprender a forma correta de calcular esse indicador de vendas.

Fórmula do cálculo do CAC:


CAC = soma dos investimentos / número de clientes adquiridos

Então, por meio do somatório de investimentos há uma noção de todas as despesas necessárias para se conquistar um novo cliente. Alguns dos gastos citados são:

  • Salário das equipes e comissões;

  • Investimento em ferramentas e softwares;

  • Infraestrutura;

  • Telefonia;

  • Treinamento de colaboradores;

  • Participação em eventos;

  • Gasto com visitas a clientes;

  • Viagens;

  • Campanhas online e offline;

  • Materiais impressos;

  • etc.

Qual é a importância do CAC para uma empresa?

Agora que você sabe o que é CAC, qual seria a essencialidade desse indicador para uma companhia? Será que ele é realmente tão necessário?

A resposta é sim e a explicação é bem simples: nós percebemos que o custo de aquisição de clientes é uma ação essencial para medir a saúde financeira do seu negócio e para avaliar até que ponto as estratégias estão sendo realmente efetivas.

Afinal, nenhuma empresa torna-se sustentável quando os gastos despendidos para adquirir clientes não trazem um resultado financeiro esperado.

Há alguns benefícios acerca do cálculo do CAC, dentre eles, os principais são:

  • desenvolvimento da eficiência das ações internas e redução de custos por meio do diagnóstico dado pelo indicador em si;

  • a primordialidade de impor estratégias voltadas para uma melhor experiência de compra do cliente, assim o mantendo por mais tempo e o usufruindo dos serviços da marca, consequentemente, fazendo valer o investimento inicial de sua aquisição.

Portanto, percebemos que essa ferramenta em si possui um forte papel no desenvolvimento econômico de uma empresa por se basear, principalmente, na relação dos clientes com os gastos, caso você, um empreendedor, esteja com certas dificuldades relacionadas a esse tópico, entre em contato conosco. A Catena Consultoria demanda de inúmeros trabalhos em sua carta de serviço que podem ajudar.


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