top of page

Como começar um negócio do zero: passo a passo - Catena Consultoria

Quer saber como abrir seu próprio negócio? Onde direcionar seus esforços e investir seus recursos para criar uma empresa? Descubra neste post!


Você pode ser o tipo de empreendedor que já tem uma ideia em mente ou que ainda não tem nenhum direcionamento e sabe apenas que quer investir em seu próprio negócio. Nos dois casos, com um bom planejamento, as coisas podem dar muito certo, pois a implantação de uma empresa exige somente que você tenha força de vontade para realmente tirar o projeto do papel.


Que tipo de negócio abrir?

Essa é a primeira pergunta a se fazer. Se você tem uma ideia clara do tipo de empreendimento que quer começar, essa etapa será simples, mas para quem não faz ideia de qual seja a melhor oportunidade para começar olhar para as opções de mercado que já foram testadas, como as franquias, ou mesmo para modelos que outros já implantaram, buscando fazer parecido, é uma ótima ideia.


Durante esta etapa é importante você realizar uma autoavaliação, questionando:


  1. Quais atividades me empolgam?

  2. O que sei fazer?

  3. Se já sei o negócio que quero, o que eu não sei fazer?

  4. Quem seriam meus clientes?


Para encontrar uma ideia para o seu negócio, procure resolver um problema e não construir um produto. As startups e empresas mais bem-sucedidas resolvem problemas do mundo real.


Faça um planejamento de sucesso

Se o desejo é ver seu negócio ser próspero e conquistar cada vez mais o mercado em que atua, ter um planejamento estratégico é fundamental. Caso contrário, o risco de nunca sair do lugar é alto.


O planejamento estratégico é em resumo uma ajuda aos empreendedores no mapeamento do caminho a ser seguido para atingir os objetivos do negócio a longo prazo. Através dele, é possível ter um norte para resolver os problemas e atingir as metas da empresa de forma consistente e ponderada.


Pesquise seu público

Um estudo de mercado permite entender as principais características-chave do seu público-alvo e dos concorrentes, visando aprofundar em um nicho de mercado específico, reconhecendo as oportunidades e ameaças, permitindo que o gestor se antecipe na definição de estratégias para o seu negócio e, assim, criar plano mais embasadas e eficientes.


Seu negócio dará certo?

Fazendo uma análise de viabilidade você saberá se o seu projeto é realizável ou não e se os retornos que poderão ser obtidos valerá os investimentos demandados. A principal vantagem da análise de viabilidade é evitar o desperdício de tempo e dinheiro.


Monte um espaço físico ou virtual

Para abrir um espaço físico, você precisará investir em um imóvel (compra ou aluguel), decoração, manutenção do local, entre outros. Já para oferecer seus produtos e/ou serviços virtualmente também serão necessários investimentos, mas os altos custos citados anteriormente você com certeza não terá. Após seguir todas essas etapas, agora é só registrar o negócio e torná-lo realidade.



Sabemos que abrir um negócio físico ou digital pode ser tranquilo e muito bem-sucedido. Mas, como você viu, há alguns desafios inerentes que você terá de se planejar para superar. Por isso, convém contratar a Catena Consultoria, pois conseguimos oferecer uma solução completa para você começar seu novo negócio. Marque uma avaliação gratuita aqui.


CONTATe-
noS

Tel. (22) 99873-0354
contato@catenaufrj.com

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

VISITe-
noS

av. Aloísio da Silva Gomes, 50, Novo Cavaleiros

UFRJ - Campus Macaé

MACAÉ - RJ

CEP - 27930-560

diga-
noS

Obrigado(a)

bottom of page