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Como o público-alvo influencia uma empresa



O que seria o público-alvo? Por que ele é tão importante para uma empresa? Como o definimos?


O público-alvo seria a definição para um coletivo composto por consumidores ou negócios que se caracterizam de forma semelhante aos objetivos, desejos e necessidades que podem ser supridas por meio dos serviços ou produtos dispostos pelas empresas, isto é, pessoas que são vistas como clientes em potencial.

Essa breve explicação te deixou interessado acerca do tópico em si? Caso sim, então, continue a ler para aprofundar sobre o assunto e para poder entender como funciona, como podemos “formatar” esse conjunto, a importância dele para a criação de um negócio e muitos outros pontos essenciais.


O que é Público-alvo

O público-alvo como dito anteriormente é um grupo composto por clientes em potencial que são definidos por meio de seus desejos que complementam com as propostas dadas pela empresa. Ademais, são utilizadas pelas empresas para direcionar as suas campanhas de marketing por permitir segmentar o mercado e tornar as técnicas mais assertivas.

No entanto, uma observação necessária a ser feita baseada nesse assunto seria o fato de que as pessoas classificadas como possíveis compradores não serão precisamente clientes da entidade, pois não concretizaram uma compra. Com isso, queremos dizer que o público-alvo abrange uma parcela de pessoas que também não irá negociar com você, porém ela diminui para um grupo menos genérico, sendo assim, mais fácil de investir e ter maiores resultados positivos.

Esse coletivo é definido por meio da semelhança entre o perfil dos consumidores, considerando as questões demográficas e comportamentais, como: idade, gênero, escolaridade, estilo de vida, entre outros pontos que interferem na escolha de compra.


Persona x Público-alvo

Essas duas nomenclaturas possuem muitas diferenças entre si como, a persona é uma definição mais detalhada do comprador, ou seja, possui mais informações aprofundadas do indivíduo ao ponto de ser capaz de criar um personagem e cenários para ele, já o público-alvo é visto como mais generalista porque leva em consideração questões superficiais que possuem como fim de agregar um grupo semelhante, isto é, utilizam características em comum, como idade, salário, gênero, classe social, profissão, educação e outros.

Um exemplo para entender melhor o assunto:

Público-alvo: Homens e mulheres, entre 25 e 45 anos, classe média e baixa, que desejam empreender ou buscar melhorias em seu pequeno ou micro negócio.

Persona: Clara tem 28 anos, classe média, mora em Macaé-RJ. Ensino médio completo, trabalha em uma padaria há 5 anos, mas ao longo desse tempo guardou boa parte de seu salário para iniciar seu próprio negócio no mesmo ramo. Como não sabe por onde começar, está procurando profissionais que entendam mais do assunto e que já tiveram experiências com algo do tipo. Em seu tempo livre, busca aprofundar seus conhecimentos sobre automóveis e, também, ficar por dentro das notícias atuais.


Como criar um público-alvo?

Então, já que mostramos aqui o que significa o público-alvo e o porquê dele ser essencial para uma empresa. Agora é o momento de conferirmos as etapas para o desenvolvimento de um público-alvo de sua empresa.


· Passo 1 – Conheça a fundo as soluções que a sua empresa oferece

Primeiramente, para se vender um produto você necessita conhecê-lo a ponto de saber de seus lados bons e negativos a fim de solucioná-los, além do mais, só é possível definir para quem suas resoluções serão direcionadas se você tiver noção de tudo o que os seus produtos ou serviços têm a oferecer.

Dessa forma, baseando-se nas características da sua corporação e dos contratempos que ela se dispõe a resolver é que será definido o coletivo a ser atingido.


· Passo 2 – Pense que segmentos apresentam os problemas que sua empresa se propõe a solucionar

Após o primeiro passo, é hora de pensar que segmentos da sociedade podem se interessar por suas propostas de solução. Isto é, crie um direcionamento focado na ideia de coletivos que possam ser atingidos pelas soluções a serem realizadas pela empresa. Então, com isso, será possível o surgimento de um novo público de classe distinta.


· Passo 3 – Faça pesquisas com esses potenciais grupos

O terceiro passo condiz com a ideia de propor pesquisas voltadas ao coletivo que farão perguntas como idade, gênero, trabalho, classe e outros, assim definindo e especificando mais o grupo em si.


· Passo 4 – Organize as informações do seu público-alvo

Por fim, após a coleta de todas as informações obtidas por meio das pesquisas, é hora de organizá-las e criar o perfil do seu público-alvo.

Monte um documento com todos os dados e busque identificar padrões nas respostas a fim de encontrar características em comum entre os respondentes dos seus questionários.


Qual a importância de se criar um público-alvo?

Após toda a explicação do conceito, das diferenças e outros tópicos, agora falaremos sobre como é importante ter definido o público-alvo.

O primeiro ponto seria de garantir maior assertividade ao direcionar esforços, estratégias e soluções. Um exemplo seria loja de time futebol, o principal público-alvo seriam os homens, então deveria criar ideias voltadas a atração desse grupo. No entanto, também é preciso considerar a época de realização de compras como o dia de jogo ou campeonato que terá um público mais diversos.

Ademais, outro fator importante seria o quesito da comunicação como se forem de uma idade mais jovem o melhor meio seria o Instagram, agora se fossem mais velhos seria o Facebook. Portanto, são precisas essas noções para até mesmo divulgar o produto de maneira que chegue nos clientes em potencial.

O próximo tópico seria o tipo de produto a ser vendido, a escolha dele, os serviços, preços sendo decididos por meio do público-alvo em si.

Então, definir o público-alvo é fundamental para que a entidade não perca tempo nem dinheiro tentando atingir clientes que não terão a ver com a proposta de valor da marca.

Além disso, entender mais a fundo sobre o cliente é importante para que ele se sinta reconhecido, assim favorecendo o desenvolvimento de um relacionamento mais duradouro e de confiança com os seus compradores.

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