top of page

Como aumentar sua produtividade com o GTD e o Trello

Atualizado: 30 de jun. de 2020




Cada um de nós, em algum dia de nossas vidas, ficamos frustrados por não ter conseguido cumprir nossos compromissos, obrigações ou metas. Conciliar a vida pessoal, profissional ou acadêmica é certamente um dos dilemas da sociedade, e a única forma de conseguir isto é com esforço e muita disciplina. Mas não se desmotive! Para te ajudar, separamos diversas ferramentas para tornar estas tarefas mais fáceis e prazerosas.

Por isto apresentamos nesta postagem alguns métodos e ferramentas para a plataforma Trello que você pode utilizar para melhorar a produtividade na sua vida, seja você um estudante, um trabalhador ou até um pequeno empresário que quer alavancar seu negócio e seu time de funcionários.


Aqui, você vai encontrar:

  • Principais funcionalidades do Trello

  • Como aplicar o Método GTD no Trello a sua vida pessoal, acadêmica e profissional

  • Modelos prontos para organizar sua rotina e metas



Principais funcionalidades do Trello


O Trello é uma plataforma para organizar sua vida, em todos os sentidos possíveis. Para utilizá-lo da melhor forma possível, é necessário entender sua hierarquia e funcionalidades.


A respeito da hierarquia, é importante saber que os cartões (recebem as tarefas/informações) são agrupados em listas, que por sua vez se agrupam nos quadros.

Ao entrar na sua conta pela primeira vez, é isso que você verá. Em cada item numerado, você encontra uma legenda para o significado da tecla.



Aqui você pode:

  1. Pesquisar; Aqui você pode buscar por listas, cartões, filtrar por responsáveis e data de entrega. Vale a pena olhar o “saiba mais” no canto inferior direito.

  2. Editar o título do quadro

  3. Editar o título da lista

  4. Adicionar cartões às listas/a uma lista

  5. Adicionar membros convidados ao quadro. Assim eles podem visualizar e editar as informações do quadro.

  6. Mudar o fundo do quadro, filtrar cartões, ver atividade do quadro e etc.


Este é um quadro de boas-vindas, inicial para que você se acostume com o ambiente. Mas não se acomode, quase tudo é editável e existem um mundo de possibilidades. Ao final desse texto nós colocamos os links para alguns quadros de exemplo que o próprio Trello fez para te inspirar.


Nos cartões você pode adicionar:

  1. O título do cartão

  2. Uma descrição; recebe diversas formatações como negrito, itálico, etc.

  3. Membros; responsáveis pelo cartão, recebam notificações sempre que o cartão for editado.

  4. Etiquetas; ajudam a organizar e pesquisar sobre o cartão

  5. Checklists;

  6. Datas de entrega; irá notificar os membros do cartão quando faltar 24h para a data escolhida.

  7. Anexo; permite adicionar links ou documentos ao cartão hospedados em diversas plataformas.

  8. Mover; permite mover o cartão para outros quadros e listas.

  9. Seguir; irá te notificar sempre que alguma atividade for realizada no cartão.


Ao arquivar, você não o verá mais na lista, mas ele pode ser acessado caso pesquise seu título.


A Catena utiliza o Trello em todas as diretorias e projetos. Além disso ainda oferecemos diversos treinamentos que podem capacitar sua equipe de funcionários, clique aqui para entrar em contato.


Como aplicar o Método GTD a sua vida pessoal, acadêmica e profissional


O método GTD, sigla para Getting Things Done, é uma metodologia desenvolvida por David Allen e apresentada pela primeira vez em seu livro A arte de fazer acontecer, na tradução para o português. Recomendamos fortemente a leitura do livro, mas não vamos nos apegar a teoria, queremos mostrar na prática seus ensinamentos.


Primeiramente, é importante ajustar seu mindset para o seguinte:

  • Seu dia tem 24 horas, tempo suficiente para realizar todas as tarefas que você julga realmente relevante para sua vida.

  • Sua mente deve estar tranquila para que você foque toda sua energia no desenvolvimento do que deve ser feito. Por isso, não perca energia pensando no que você deve/devia fazer.


Ok, agora você já está pronto para aplicar o método na sua vida. Para isso, siga o fluxograma abaixo.

(retirada de https://www.youtube.com/watch?v=Szk4E1njDWA)


Primeiro, para organizar e limpar sua mente, você deve anotar toda a tralha da sua cabeça, para que você não esqueça nada importante. As tralhas são todas as suas preocupações, ações, tarefas, projetos.

Depois disso se pergunte: “Essa tralha é passiva de ação?”


Caso a resposta seja “não”, avalie se ela é relevante o suficiente para ser armazenada em “referência”, onde poderá ser utilizada mais tarde. Ou se ela pode ser alocada em “um dia/talvez”, para tarefas ou projetos no futuro. Ou ainda, ser descartada, esquecida.

Caso a resposta seja “sim”, avalie se a ação toma 5 minutos do seu tempo, se continuar respondendo “sim” faça-a agora! (ps: aplicar aqui a técnica pomodoro pode ser um boost na sua produtividade). Senão prossiga no fluxo.


Se você não concluirá sua tarefa em 5 minutos, você pode delegar para um responsável ou agendar e determinar as próximas ações.


Aplicando o GTD em sua vida pessoal, acadêmica e profissional


É claro que você não vai ficar anotando num papelzinho tudo isso. Por isso, apresentamos a você o Trello, que de forma gratuita pode ser utilizada-la para aplicar esses conhecimentos e muito mais, assim como nós da Catena fazemos.


Existem diversas técnicas sobre gestão de tempo, produtividade e como procrastinar menos, e aqui apresentamos uma delas. Mas em nosso artigo Como alavancar sua produtividade com Mapas Mentais falamos sobre outra técnica que se combinada com o método GTD pode trazer resultados incríveis!


Anexamos no final dessa publicação um link que te leva até um modelo do Trello pronto para ser utilizado na sua vida, tanto pessoal, quanto acadêmica ou profissional.



Abaixo separamos quadros inspiradores, aproveite-os, modifique-os e adeque-os para sua necessidade. Garantimos que ao final seus objetivos serão alcançados! (para utilizá-los, clique em “Copiar Quadro” no canto superior direito, assim você poderá editá-lo nos seus quadros pessoais da página inicial.)


Gostou do nosso artigo? Quer ler mais? Temos outros artigos em nosso blog que podem ser de seu interesse!



Quer saber mais sobre os nós? Acesse nossa carta de serviços e leia mais sobre nós e nossos eventos.


CONTATe-
noS

Tel. (22) 99873-0354
contato@catenaufrj.com

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

VISITe-
noS

av. Aloísio da Silva Gomes, 50, Novo Cavaleiros

UFRJ - Campus Macaé

MACAÉ - RJ

CEP - 27930-560

diga-
noS

Obrigado(a)

bottom of page