top of page

Afinal, o que é consultoria?

Atualizado: 30 de jun. de 2020



Todos que conhecem a Catena sabem que somos uma empresa de consultoria. Mas quantos realmente sabem o que é consultoria? É para clarificar isto que fizemos este artigo: nós queremos esclarecer de que se trata, quando pode ser útil e, principalmente, queremos mostrar que ela pode ajudar você também!


Segundo o Dicionário do Aurélio, consultoria, como um serviço, é:


"Ato ou efeito de dar consulta ou conselho; Atividade ou cargo de consultor ou de quem dá pareceres e trata de assuntos técnicos da sua especialidade."



Apesar de esta ser uma boa definição, ainda é pouco específica. Sendo mais direto, a consultoria tem como objetivo solucionar problemas atuais e evitar problemas futuros, agindo de maneira direcionada e gradativa para esta resolução. Não é uma maneira mágica de resolver todos os problemas instantaneamente, mas sim um serviço para melhorar o que for mais importante na situação do cliente e, mesmo assim, de maneira gradual.


Ela é um processo de parceria, em que o consultor e o cliente devem trabalhar em conjunto, com o cliente ajudando o consultor a entender a situação interna e externa do problema, para que ele seja resolvido de maneira rápida, eficaz e personalizada de acordo com a situação.


O que um consultor faz?

Profissionais de consultoria muitas vezes só são contratados em momentos extremamente delicados e urgentes de uma empresa, dificultando a solução de problemas complexos. Isto ocorre porque muitos pensam que o papel do consultor está relacionado à solução de casos imediatos, enquanto, na prática, está ligada a tomadas de decisões, como alavancar os negócios, desenvolver novos produtos e inaugurar uma franquia, por exemplo.

Além disto, a implementação de soluções sobre um assunto ou especialidade pode se dar de forma muito mais eficaz quando um profissional com experiência, conhecimento sobre a área e vocação busca garantir não só a solução de um problema visível, mas também a minimização de riscos futuros. Isto se dá através da observação de tendências de mercado, elaboração de propostas com parceiros e capacitação de funcionários, com base em informações levantadas e nas metas que a empresa quer atingir.

Com essas ações já é possível imaginar o que este profissional é capaz de acrescentar ao seu negócio. De modo geral, o consultor empresarial implementa em etapas o diagnóstico, análise, planejamento e aplicação da estratégia. Seu papel é o de propor soluções ao negócio, seja qual for o seu desafio.


Quando contratar uma consultoria?

Montar e administrar um negócio são tarefas nada simples. Muitas vezes, o empresário se vê perdido diante das obrigações de diversas áreas, como o marketing, o RH e a logística. Neste tipo de situação a consultoria se encaixa perfeitamente. Ela é como um guia, assessorando na tomada de decisões neste ambiente repleto de riscos. Ela transforma o incerto em sólido, o que antes era confuso em organizado e seguro.


Tanto as empresas que estiverem passando por dificuldades quanto aquelas que estão inseguras quanto a que caminho seguir podem se beneficiar com a consultoria. A formação diversificada e a experiência em tratar com diferentes problemas do consultor permitem saídas mais rápidas e efetivas.


"Contar com uma consultoria é um investimento que pode ajudar sua empresa a construir um diferencial competitivo no mercado."


Vamos agora falar um pouco sobre uma empresa de sucesso (e que nos inspira) no ramo de Consultoria:


FALCONI Consultores de Resultado



Fundada pelo professor Vicente Falconi (um dos maiores consultores Brasileiros, reconhecido pela American Society for Quality como "Uma das 21 vozes do século 21", tem 6 livros publicados na área de Gestão Empresarial que venderam mais de um milhão de exemplares, além de participar do conselho de grandes empresas, como a AmBev, Sadia e Eletrobras), é a empresa de consultoria líder em gestão no Brasil, reconhecida pela capacidade de ajudar as organizações a terem resultados espetaculares por meio de aperfeiçoamento no seu sistema de gestão. Ela atua em todos os segmentos do mercado, desde clientes de iniciativa privada até os da esfera pública.

Com mais de 30 anos de história, os seus mais de 600 consultores atuam em mais de 30 países nos 5 continentes. Possuem aproximadamente 6 mil projetos realizados para clientes enormes como Ambev, Grupo Pão de Açucar, Bridgestone, entre outros.


A Falconi acredita que educação transforma pessoas, e tem a crença de que organizações mais eficientes em gestão constroem uma sociedade melhor, por isto é uma empresa que, além de fazer os projetos, transmite conhecimento efetivo para empresas e governo. Com mais de 500 mil gestores treinados, e contendo uma própria Editora (FALCONI Editora) com 35 livros publicados fica bem clara a preocupação deles em transmitir conhecimento, além da Empresa FALCONI Gente, focada em consultoria de pessoas.


Imagem ilustrativa do artigo: InstructionalSolutions // Writing with Pen (Licença de Uso)



 

Gostou do nosso artigo? Quer ler mais? Temos outros artigos em nosso blog que podem ser de seu interesse!



Quer saber mais sobre os nós? Acesse nossa carta de serviços e leia mais sobre nós e nossos eventos.




CONTATe-
noS

Tel. (22) 99873-0354
contato@catenaufrj.com

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

VISITe-
noS

av. Aloísio da Silva Gomes, 50, Novo Cavaleiros

UFRJ - Campus Macaé

MACAÉ - RJ

CEP - 27930-560

diga-
noS

Obrigado(a)

bottom of page