top of page

7 motivos essenciais para fazer um bom planejamento estratégico

Todos os pontos para fazer sua empresa atingir sua metas e ter sucesso longevo


O que é um planejamento estratégico:


Primeiramente, é preciso entender do que se trata o planejamento estratégico. Pode ser dito como a organização a médio e longo prazo de ações que uma empresa precisa para atingir suas  metas. O plano deve detalhar informações como processos para orientar a tomada de decisões e a metodologia de trabalho.

No planejamento estratégico, é importante ter clareza de que não se trata de uma única e isolada metodologia -  contemplando em um mesmo plano várias ideias para impulsionar o negócio.

Enquanto o planejamento entra com a metodologia, a estratégia é a parte criativa de pensar soluções. Dessa maneira, o plano deve conter informações sobre o que fazer e também como fazer.

Portanto, após a definição acima sobre o tópico em questão, a seguir serão apresentados os 7 motivos para sua empresa ter um bom planejamento estratégico: 


  1- Analisa as Forças e Fraquezas da Empresa


Uma das etapas que contempla um bom planejamento estratégico de uma empresa é a análise SWOT - sigla em inglês para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

O conhecimento gerado desta análise é fundamental para melhorar as fraquezas do seu negócio. Portanto, fazer sua análise irá ajudar a entender o que precisa ser melhorado. De modo que os esforços da equipe possam ser direcionados para as melhorias e com isso, o negócio cresça.

Por estar trabalhando as fraquezas, é possível se diferenciar de todos os demais concorrentes.


2 - Auxilia na Tomada de Decisões


Já sendo mapeadas  as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio é mais fácil tomar decisões. Uma vez que o planejamento estratégico indica possibilidades para que o negócio atinja seus objetivos. O planejamento estratégico pode ser direcionado para sua empresa como um todo, ou para uma área específica.

Além disso, quando existe um planejamento os objetivos da empresa ficam bem claros. O que facilita e agiliza a tomada de decisões importantes.

Tendo em vista que todos sabem qual o rumo desejado para a empresa. E por isso, as decisões devem ser condizentes com o objetivo.


3 - Traz Informações Sobre os Concorrentes


Atualmente vivemos um cotidiano cada vez mais competitivo devido ao advento da internet. Uma vez que todos estão conectados e bem informados a concorrência tende a aumentar.

Pensando nisso, um planejamento estratégico é fundamental.

Obtendo informações sobre a concorrência que servem para melhorar o seu serviço ou produto. Assim, mais clientes irão preferir o seu negócio ao do concorrente.

E independentemente do preço, ocorrerá uma diferenciação entre a sua empresa e as demais. Garantindo assim, mais sucesso na abordagem a cada cliente.


4 -  Planejamento Dá Foco ao Resultado


Seja qual for a meta a ser alcançado por sua empresa, é preciso ter foco. E para isso, o planejamento estratégico é um grande aliado.

Tendo em vista que, quando se tem o planejamento voltado para um objetivo a tendência é que toda a equipe colabore para alcançá-lo. 

Independentemente de qual seja o objetivo, planejar como uma equipe o alcançará é fundamental. Desse modo, proporcionando a  todos os colaboradores o conhecimento necessário para ter os resultados desejados.


 5 -  Altera a Imagem da Empresa


 As forças e fraquezas de uma empresa sempre podem mudar, mas nunca podem ser esquecidas.

Sempre que sabemos quais são as forças e fraquezas antes de tomar uma atitude, a tendência é que a ação seja mais assertiva.

Saber as forças e fraquezas altera diretamente a identidade da empresa, pois interfere no modo  como ela se posiciona no mercado.

E isso, é importante para construir uma marca memorável. A identidade da empresa é aquilo que será lembrado por cada consumidor. Portanto, no planejamento estratégico é definido a forma como a empresa será vista e lembrada.


6 -  Garante Longevidade


Quando se trabalha com estratégia e planejamento, é natural que a empresa tenha bom desempenho e com isso, aumenta a longevidade da instituição atuando em determinado segmento.

Portanto, um bom planejamento estratégico operante na empresa é essencial para que se mantenha competitiva no segmento por anos seguintes. 

A falta de planejamento estratégico pode fazer com que uma empresa fique parada no tempo, estagnada. Por isso, se a sua empresa ainda não criou esse planejamento é de suma importância que o faça o mais rápido possivel.

Organizar um planejamento para o seu negócio é fundamental para guiar a empresa rumo ao sucesso! 



7 -  Ajuda a identificar as oportunidades e ameaças 


Fazendo uma boa análise do cenário externo, é possível identificar oportunidades de curto, médio e longo prazo, para as quais devem ser criados e desenvolvidos projetos e ações. O mesmo processo deve ser aplicado às ameaças que devem ser levantadas.

Assim, depois que a organização identifica suas forças e fraquezas e aponta as oportunidades e as ameaças existentes, é o momento de definir a filosofia da organização (missão, visão de futuro e valores), que servirá de base para o percurso a ser trilhado. 


Tendo em vista os motivos apresentados neste artigo, fica evidente a importância do planejamento estratégico para o crescimento, sucesso e longevidade de qualquer empresa. Logo, o que está esperando para começar a realizá-lo? Entre em contato com a Catena Consultoria e agende já uma avaliação gratuita!

Comments


CONTATe-
noS

Tel. (22) 99873-0354
contato@catenaufrj.com

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

VISITe-
noS

av. Aloísio da Silva Gomes, 50, Novo Cavaleiros

UFRJ - Campus Macaé

MACAÉ - RJ

CEP - 27930-560

diga-
noS

Obrigado(a)

bottom of page